Dentosofia

Ortopedia Cranio-Postural

“Qual é a relação entre a oclusão dental, a postura e posição da cabeça?

A lordose cervical: há uma vasta literatura e evidência que demonstra a relação entre uma oclusão dentária de clase II e a lordose cervical.

Em presença de um desequilíbrio oclusal, o resultado é um movimento de adaptação que é assimilado por todo o corpo, a partir da posição da cabeça e das vértebras cervicais que são directamente influenciadas.

Nos últimos anos, a importância da conexão entre oclusão dentária e postura tem sido cada vez mais compreendida. Muitos casos clínicos mostram como um reequilíbrio do sistema cranio-mandibular é essencial para trazer estabilidade a todo o organismo. 

Certas condições que afectam problemas funcionais específicos da boca podem ser a causa de alterações na lordose normal da coluna, na hiperlordose ou mesmo, em alguns casos, de curvas inversas que podem causar, a longo prazo, a degeneração mais ou menos acentuada com o aparecimento de hérnias discais.

Estudos demonstram que o desequilibro oclusal está directamente relacionado com a tensão e sobrecarga mandibular originando um quadro variado de sintomas como: dor de cervical, pescoço, trapézio e costas, dor facial de mandíbula e cabeça, ruídos na ATM, quadros de enxaquecas e cefaleias tensionais.

A través dos Ativadores Plurifuncionais, o nosso objectivo é a partir da boca conseguir um equilíbrio dental, osteo-muscular e neuro-funcional, restabelecendo a harmonia de toda a estrutura corporal.

“Science is now clear that our orthodontic manipulations can have potentially positive effects, or disastrous consequences, on the rest of the body.” By Dr. George Sergious

Imagens Radiográficas: Antes de tratamento ortopédico funcional (esquerda) e depois (direita). Notar a diferença da inclinação dos dentes superiores, a mordida aberta que se corrige e a melhoria da curvatura cervical. Potenciando a biomecânica cranio-postural de maneira fisiológica sem utilizar metais, nem cirurgias, nem aparelhos invasivos.

Encontra o teu Equilíbrio

“A Dentosofia é uma autoterapia acompanhada-guiada, caracterizada por uma aproximação humanística à Medicina Dentária, que tem como base técnicas funcionais e põe em evidencia a relação entre o equilíbrio da boca e o equilíbrio do ser humano.

Esta abordagem Ortodôntica inovadora, é baseada em princípios da Medicina Antroposófica e utiliza os ativadores plurifuncionais como ferramenta terapêutica, que usados de uma maneira específica e consciente, consiste numa “auto terapia”. Damos a oportunidade ao paciente de ser responsável e participar ativamente no seu processo de cura, de forma voluntaria e autónoma o paciente decide seguir uns exercícios pautados por um protocolo preciso.

Este método integrativo combina técnicas de reeducação respiratórias-mastigatórias que cultivam um bodyawerness, e em consequência potenciam as possibilidades sistémicas do próprio paciente. Esta dentisteria mindfull estimula novas vias nervosas periféricas colocando em funcionamento um novo processo fisiológico.

Ao restabelecer as forças funcionais que guiam o contexto craniofacial, é feito um trabalho sobre a boca e a posição dos dentes desde um ponto de vista biológico e funcional. Este regresso ao equilíbrio estrutural tem uma influência positiva no paciente de maneira global, ativando uma cascata de equilíbrio mandibular, ATM-cervico-postural, respiratória, muscular, etc. A investigação e literatura continuam a demonstrar a relação entre o restabelecimento do equilíbrio bucal e a melhoria física geral.

Recomendada a leitura:

Dentosofia “Nuestros dientes una perta a la salud. Del equilibrio bucal a la salud global”

The wisdom of Teeth: Dentosophy – A Getway to Health

Dentosophie: Unsere Zähne – ein Tor zur Gesundheit : Montaud, Michel: Amazon.de: Books

Reabilitação Respiratória

“Respirar, mastigar e engolir são as funções vitais responsáveis de dar forma à nossa boca ao longo de toda a nossa vida”

Respirar é um ato vital. Embora as pessoas devam respirar naturalmente pelo nariz, há uma alta percentagem da população, que o faz pela boca, já seja em determinadas ocasiões durante o dia ou pelo simples facto de durante a noite dormir de boca aberta ou ressonar. Ainda mais importantes são as prováveis consequências e quadros associados a este mau hábito:

– Quadros repetitivos de problemas otorrinolaringológicos (alergias, sinusites, rinites, problemas de ouvidos, amígdalas, adenóides, etc).
– Distúrbios do sistema respiratório: tosse seca e persistente, bronquite, asma, etc.
– Distúrbios do sono: sono leve e agitado, suor nocturno, acordar cansado, olheiras, apneias nocturnas, etc. A má respiração nocturna afecta consideravelmente o comportamento, o rendimento cognitivo e a energia disponível durante o dia. 

– Baixa oxigenação cerebral: falta de concentração/rendimento escolar ou laboral, hiperactividade ou fadiga crónica, dores de cabeça, distracção, nervosismo, agitação, sonolência diurna, irritabilidade e distúrbios hormonais e de crescimento. 
– Atrofia desenvolvimento dos maxilares (possibilidade de “dentes tortos”) e desarmonias crânio-faciais.
– Adaptação postural: o pescoço inclina-se para frente para rectificar o trajecto das vias aéreas.

Desde esta abordagem do dentista biológico integrativo, ao mesmo que moldamos um reequilíbrio na posição dos maxilares com enormes benefícios a nível postural, se reabilita também as funções sistémicas principais: respiração nasal, deglutição e mastigação.

A qualquer idade podemos ter benefícios com o uso de Ativadores Plurifuncionais que realizam uma reabilitação respiratória-mastigatória.  

Para todas as idades

“As crianças: são o Futuro nas nossas mãos.”

É fundamental em crianças começar cedo o equilíbrio das funções (respiração, deglutição e mastigação) que são determinantes no desenvolvimento correto da boca e do resto do corpo. Hábitos como chuchar o dedo ou o labio, dormir de boca aberta, etc, determinam significativamente a estrutura fisiológica inadequada que o corpo irá adoptar.

Para além do intuito de evitar “dentes tortos” e problemas de espaço, há que controlar o desenvolvimento dos ossos maxilares e intervir a tempo de moldar o seu crescimento de maneira biológica/funcional e sem metais.

A qualquer idade pode-se beneficiar do uso de bio-ativadores que realizam uma reabilitação mastigatória-respiratória. Embora à primeira vista a respiração incorreta possa parecer sem importância, é um problema que pode desencadear consequências importantes: asma, bronquite, rinite, sinusite, adenoidite, alergias, infecções de ouvido, fadiga, má qualidade do sono, problemas posturais e musculares, falta de concentração, nervosismo ou agitação, etc.

Através desta abordagem do dentista biológico integrativo, ao mesmo tempo que moldamos um reequilíbrio na posição dos maxilares com enormes benefícios a nível postural, reabilita também as principais funções sistémicas, dando origem a uma melhoria significativa do sistema cardiorrespiratório e do sistema nervoso.

Cuidar a ATM

“É lógico pensar que problemas nestas funções vitais e suas correções se repercutem a todos estes níveis: Físico, Orgânico, Psíquico e Emocional.

São 136 os músculos que estão conectados à mandíbula; estes músculos com as articulações temporo-mandibulares condicionam a alineação dos dentes involucrando a cresta occipital, o pescoço, a cintura escapular, a cintura pélvica e, por tanto, o equilíbrio de todo o corpo.

Se existe uma lesão muscular com certo grau de persistência tendendo à cronicidade, que não desaparece com as sessões de fisioterapia e tratamentos convencionais, é muito importante fazer um diagnóstico que inclua a boca.

Com diferentes métodos podemos atuar diretamente ao nível das cadeias musculares mio-fasciais, buscando uma harmonia e equilíbrio osteo-muscular. 

Atualmente, a medicina e varios projetos de investigação começam a ter em consideração a importancia da Gestão Psico-emocional. O stress, tensão e preocupação aumentam os niveis de cortisol no sangue, uma hormona secretada pelas glândulas supra-renais, cujo aumento de concentração altera directamente o complexo sistema hormonal, responsável por regular varios processos metabólicos e funcionais do corpo. Graças aos estudos de biologia molecular conhecem-se varios medidadores inflamatórios e a sua função na origem do deterioro da capacidade física.

Artigos Científicos

Ao longo dos últimos anos a investigação científica continua a provar a irrefutável e verdadeira conexão entre o corpo e a mente. Dentro das várias disciplinas médicas, abre-se um caminho de inovação, evolução e investigação, onde a relação entre a nossa boca e o resto do corpo revela a complexidade da natureza do ser humano.

Fazemos parte da mudança de paradigma e do futuro para o qual caminha a investigação cientifico-medica, a saúde e a nossa sociedade.”

I. Orthodontic management by functional activator treatment

II. The Relationship Between Dental OcclusionTemporomandibular Joint Status and General Body Health

III. Pain and disease according to integral anthroposophical dentistry

IV. The relationship between the stomatognathic system and body posture

V. O Equilibrador e os tr

V. O Equilibrador e os transtornos do sono (obstructive sleep apnea)

VI. Efficacy of elastodontic devices in overjet and overbite reduction assessed by computer evaluation

pt_PTPortuguese