Respirar é um ato vital. Embora as pessoas devam respirar naturalmente pelo nariz, há uma alta percentagem da população, que o faz pela boca, já seja em determinadas ocasiões durante o dia ou pelo simples facto de durante a noite dormir de boca aberta ou ressonar. Ainda mais importantes são as prováveis consequências e quadros associados a este mau hábito:
– Quadros repetitivos de problemas otorrinolaringológicos (alergias, sinusites, rinites, problemas de ouvidos, amígdalas, adenóides, etc).
– Distúrbios do sistema respiratório: tosse seca e persistente, bronquite, asma, etc.
– Distúrbios do sono: sono leve e agitado, suor nocturno, acordar cansado, olheiras, apneias nocturnas, etc. A má respiração nocturna afecta consideravelmente o comportamento, o rendimento cognitivo e a energia disponível durante o dia.
– Baixa oxigenação cerebral: falta de concentração/rendimento escolar ou laboral, hiperactividade ou fadiga crónica, dores de cabeça, distracção, nervosismo, agitação, sonolência diurna, irritabilidade e distúrbios hormonais e de crescimento.
– Atrofia desenvolvimento dos maxilares (possibilidade de “dentes tortos”) e desarmonias crânio-faciais.
– Adaptação postural: o pescoço inclina-se para frente para rectificar o trajecto das vias aéreas.
Desde esta abordagem do dentista biológico integrativo, ao mesmo que moldamos um reequilíbrio na posição dos maxilares com enormes benefícios a nível postural, se reabilita também as funções sistémicas principais: respiração nasal, deglutição e mastigação.
A qualquer idade podemos ter benefícios com o uso de Ativadores Plurifuncionais que realizam uma reabilitação respiratória-mastigatória.